12 de dez. de 2011

J-Dorama (XIX): Hana Yori Dango

Muito se tem falado desse dorama: "Hana Yori Dango" (algo como "Garotos acima de Flores"). E só agora resolvi conferi-lo. Baseado num mangá de mesmo nome, "Hana Yori Dango" ("Hanadan" para encurtar) é sobre a estória de uma garota chamada Tsukushi Makino (Mao Inoue), cuja família é relativamente pobre, mas que consegue fazer Makino entrar em uma escola renomeada, que só é frequentada por filhos de pais ricos. Os pais de Makino reservam quase toda suas economias para investir na garota, para tentar mudar o status da família.

Porém tal escola super rica é encabeçada por um grupo chamado "F4", cujos integrantes são rapazes que vem de famílias extremamente poderosas. O líder do grupo chama-se Tsukasa Domyoji (Jun Matsumoto [1], [2]), cujo temperamento é agressivo e mimado. Seu melhor amigo e também integrante do F4 chama-se Rui Hanazawa (Shun Oguri [3], [4]). Completam o grupo: Sojiro Nishikado (Shota Matsuda [5]) e Akira Mimasaka (Tsuyoshi Abe).

Coitada da Makino. Além de sofrer bullying (ijimê) direto dos colegas, só porque ela é pobre, acaba arranjando encrenca com o F4. Geniosa, ela declara "guerra" contra Domyoji depois de não suportar mais as traquinagens nela e na sua "amiga" Sakurako (Megumi Sato). A partir daí, Makino se envolve em confusões e alguns romances triangulares entre Domyoji e Hanazawa...
Não foi por acaso que o dorama foi relativamente comentado bastante. Além dos atores, que são badalados atualmente (claro, não por acaso), a estória mostra uma personagem mais humilde sofrendo e enfrentando os problemas típicos de uma sociedade dominada por status, poder e inveja, dentro até de um colégio. A ingenuidade da protagonista acabava por ela mesma cair em diversas ciladas que os colegas aprontavam em cima dela. E isso me intrigava (não sei, talvez por senso de justiça ou simplesmente pela ignorância da Makino). Fora que o dorama também tinha vários lances bobinhos, mas como todo dorama baseado em mangás, tudo pode acontecer mesmo. Mas o forte da saga mesmo era a personalidade da protagonista para enfrentar os problemas e dar a volta por cima em muitas ocasiões, sem trapacear. Por isso, ela, aos poucos, começa a ganhar simpatia de cada um do F4, mas com uma dura batalha. A atriz ganhou minha admiração (mais uma pra lista... ^_^)

Hana Yori Dango possui 9 episódios na 1a temporada (2005), 11 na 2a temporada (2007) e um especial (2008).

PS: Até o fechamento deste post, assisti apenas a primeira temporada de Hanadan.

7 comentários:

  1. Eu só assisti a primeira temporada. Me lembro de ter achado que investiram bem na produção.

    ResponderExcluir
  2. Sou suspeita pra falar, mas ♥ Hanadan. Um dorama viciante, e não tem como não se apaixonar pelos personagens. A única que me deixou irritada aparece no final da segunda temporada e que, aliás, é interpretada por uma das suas atrizes preferidas Ocho. E o longa-metragem conseguiu fechar a saga com chave-de-ouro.

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti a segunda temporada achando que era a única... Faz um tempo que descobri que tinha a primeira temporada mas ainda não assisti... Legal que eu já vi quase todos esses atores como protagonistas ou personagens importantes em novelas da NHK...

    ResponderExcluir
  4. Vou ainda terminar de assistir a 2a temporada, mais o movie, mas devo acreditar que não foge muito do esquema da 1a temporada, certo? Agora to curioso com uma das atrizes minhas favoritas aparecendo...

    ResponderExcluir
  5. Terminei de assistir a 2a temporada mais o movie... Aviso: este comentário pode conter spoilers!!

    Achei a 2a temporada mais divertida e menos nervosa que a 1a, portanto, na minha opinião, a 2a foi melhor que a 1a. Não aguentava mais a Makino sofrer ijimê...

    A participação da Erika Toda no final foi fraquinha, na minha opinião e me fez ficar tbm irritado com a atitude da personagem. Podia muito bem o dorama ficar sem ela.

    O moive foi uma "viagem" daquelas mesmo (no duplo sentido). Foi só mesmo para complementar e fechar com chave de ouro a saga. Foi um dos melhores finais de doramas que já vi.

    ResponderExcluir
  6. Primeiro dorama que vi,MUITO INCRIVEL! Lembro das minhas férias de metade do ano, que eu acordava cedinho só pra baixar,porque ficava muito ansiosa pro proximo capitulo *-* MUITO PERFEITO!

    ResponderExcluir
  7. Adoro esse dorama ja assistir as duas temporadas mais o filme. Simplesmnete maravilhoso!!

    ResponderExcluir