12 de abr. de 2017

Game Nostalgia: Alex Kidd in Shinobi World (Master System)


Se tem um game que junta o mundo de Alex Kidd com o mundo de Shinobi, é este game: Alex Kidd in Shinobi World. Dessa vez, Alex Kidd precisa resgatar sua namorada das garras do ninja vilão Hanzo, mas para isso, contará com a ajuda do espírito de Shinobi ao incorporá-lo.

Comparando com Alex Kidd in Miracle World, este é um game bem mais curto (possui apenas 4 fases com três sub-fases cada, incluindo os chefes) e de estilo diferente, pois aqui, Alex corre em fases lineares destruindo inimigos com espada ou kunais, em vez do seu tradicional soco gigante. Aqui também vale pegar os itens nos baús, desde coraçõeszinhos para aumentar a barra de energia, "power ups" nas armas e até um ninjitsu de furação que pode fazer Alex voar por alguns segundos. O jogo, na verdade, está mais no estilo Shinobi do que Alex Kidd, apesar do ambiente infantil do menino. os comandos são simples: botão de ataque e botão de pulo, com Alex ainda pendurando em cordas de postes para depois pegar impulso e virar um "cometa" pegando atalhos.


Gráficos e sons bons com uma trilha sonora marcante, principalmente, a música da primeira fase que mescla ritmo das músicas de Shinobi com toque rítmico cartunizado de Alex Kidd. Claramente a Sega fez o game em homenagem ao clássico famoso game para o porte do então seu personagem-mascote antes de Sonic. Jogabilidade boa, apesar da movimentação de Alex ser meio "escorregadia" e "dura", especialmente na hora de desviar de buracos, espinhos e obstáculos em geral. Na época, achei o jogo relativamente fácil e zerei-o sem maiores problemas. Resolvi experimentá-lo novamente e dessa vez achei um pouco mais complicado, talvez pelo meu fator "enferrujado" de games de plataforma da época... mas ainda assim, consegui zerá-lo sem maiores dificuldades; graças também aos saves states. :P


Em suma, o jogo poderia ser mais longo para ter um fator diversão um pouco melhor. Apesar de ser o último jogo de Alex Kidd para o Master System, acredito que ainda o "Miracle World" é melhor dos títulos de Alex Kidd de todos os tempos, inclusive do Mega Drive. A ideia de colocar Alex como ninja foi interessante, mas meio que perdeu um pouco a essência original dele tirando o ataque de soco tradicional. Para os fãs de Alex Kidd e Shinobi, vale uma conferida.






3 comentários:

  1. Se o controle for ruim como Alex Kid, então não quero chegar nem perto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um pouco pior, mas a jogabilidade não é ruim não. Dá para se acostumar.

      Excluir
  2. Para deixar registrado aqui: zerei mais uma vez, mas como tava enferrujado, usei alguns saves states mesmo.

    ResponderExcluir